Faculdade Redentor - Formando Amigos e Profissionais
Serviço Social

Graduação em Serviço Social


Autorização: Curso reconhecido pelo MEC - Portaria: 1 de 06/01/2012

Habilitação: Bacharel

Turno: Noturno

Coordenador: Prof.ª Rosa Maria Vieira Ferreira de Abreu - coordseso@redentor.edu.br

Investimento:

Mensalidade: R$ 435,00

Desconto de 50% para reingresso

Desconto de 10% para irmãos, pais, filhos e cônjuges de aluno regularmente matriculado.

Desconto de até 50% para transferência*

 

Desconto de 5% para pagamentos antecipados até o dia 10 do mês de vencimento da mensalidade.

 

*Consultar política de descontos na Central de Atendimentos

 


 
 

O que faz um Assistente Social?

O profissional de Serviço Social realiza um trabalho essencialmente sócio-educativo e está qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas à condução das políticas sociais públicas e privadas, tais como planejamento, organização, execução, avaliação, gestão, pesquisa e assessoria.

O seu trabalho tem como principal objetivo responder às demandas dos usuários dos serviços prestados, garantindo o acesso aos direitos assegurados na Constituição Federal de 1988 e na legislação complementar. Para isso, o assistente social utiliza vários instrumentos de trabalho, como entrevistas, análises sociais, relatórios, levantamento de recursos, encaminhamentos, visitas domiciliares, dinâmicas de grupo, pareceres sociais, contatos institucionais, entre outros.

O assistente social é responsável por fazer uma análise da realidade social e institucional, e intervir para melhorar as condições de vida do usuário. A adequada utilização desses instrumentos requer uma contínua capacitação profissional que busque aprimorar seus conhecimentos e habilidades nas suas diversas áreas de atuação. (Fonte: CRESS-RJ)

O curso de Serviço Social da Faculdade Redentor está concebido tendo como eixo o debate contemporâneo da formação profissional do Assistente Social, que tem seu norte central no debate da revisão curricular do curso de graduação em Serviço Social capitaneado pela ABESS, atual ABEPSS – Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, em conjunto com a ENESSO – Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social e com o CFESS – Conselho Federal de Serviço Social.

Este debate, que envolveu diversas unidades de ensino e consequentemente vários profissionais da área, partiu do reconhecimento do avanço teórico, metodológico e ético até então conquistado. No processo, que foi plural e coletivo, deparou-se com uma polêmica central, que se referia sobre qual eixo teria o currículo. Após debates, concluiu-se que o eixo do currículo deveria ser aquilo que dá concretude histórica à profissão, sendo assim seria a chamada "questão social" o eixo da formação profissional.

A revisão curricular, que foi atropelada pela promulgação da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que acabou com a figura do currículo mínimo, transformando-a em diretrizes curriculares, compreende tais diretrizes em três núcleos, que não são estanques ou autônomos e nem apresentam uma seqüência evolutiva ou hierárquica.

O núcleo Fundamentos teórico-metodológicos da vida social indica a necessidade de compreensão da vida social na sociedade burguesa; o de Fundamentos da particularidade de formação sócio-histórica da sociedade brasileira tem por objetivo a apreensão da produção e reprodução da questão social e as variadas expressões que aqui assume e o de Fundamentos do trabalho profissional compreende todos os elementos constitutivos do Serviço Social como especialização do trabalho.

Além do debate coletivo, consubstanciado nas diretrizes curriculares, o curso de Serviço Social da Faculdade Redentor tem também como referência os processos de revisões curriculares vivenciados em outras unidades de ensino, que são referências nacionais no debate profissional, notadamente o processo vivenciado pela FSS da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1992, o da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (registrado no Caderno ABESS nº08), os debates da revisão curricular da ESS da Universidade Federal do Rio de Janeiro de 1994 e o atual, o da FSS da Universidade Federal de Juiz de Fora, registrado, em parte, no último livro de Iamamoto (1998), e o do Departamento de Serviço Social de Niterói, da UFF (2000).

Assim, o curso de Serviço Social da Faculdade Redentor não é produto de um trabalho isolado. É sim, acredita-se, uma síntese, que obviamente não é neutra, do avanço do debate contemporâneo profissional.

 CONCEPÇÃO E OBJETIVOS DO CURSO

O objetivo do curso de Serviço Social da Faculdade Redentor é formar profissionais capacitados para a produção de conhecimentos sobre a realidade social; a formulação, implantação, gestão e avaliação de políticas sociais – planos programas e projetos desenvolvidos junto a órgãos da administração pública, direta e indireta, empresas, entidades e organizações da sociedade civil, que favoreçam a luta pela cidadania e a democratização da sociedade brasileira.

Para tanto, os alunos serão constantemente estimulados à efetiva participação na vida acadêmica, contarão com a possibilidade de realização de pesquisas por meio do Programa de Iniciação Científica e participarão de diferentes atividades de aproximação à realidade social.

Assim, o aluno estará habilitado a desenvolver pesquisas em nível de pós-graduação em sua área e afins, em consonância com o rigor e os métodos exigidos pelas principais instituições de ensino do país. Por conseguinte, esse profissional estará suficientemente preparado para o exercício da sua atividade.

Além disso, poderá desenvolver atividades ligadas à cultura, assim como ocupar funções em empresas privadas ou públicas que, por força de uma tendência de mercado que se mostra cada vez mais acentuada, requeiram este tipo de profissional.

 MODALIDADES: CURSO DE BACHARELADO

De acordo com os objetivos do curso acima definidos, atuaremos em uma única modalidade, na formação de assistentes sociais (em nível de bacharelado). O Bacharelado propiciará uma formação ampla e aprofundada, de modo que o aluno esteja em condições de desenvolver atividades de pesquisa e consolidar uma carreira acadêmica.

PERFIL DOS PROFISSIONAIS A SEREM FORMADOS

O assistente social desenvolve suas atividades, predominantemente, junto aos segmentos sociais pauperizados, no sentido de garantir o acesso aos direitos sociais. Seu trabalho consiste no desenvolvimento de pesquisas, planejamento, organização e gestão dos serviços sociais; na assessoria aos programas ou projetos de caráter sócio-educativo; na produção de conhecimentos acerca da realidade social nos vários campos nos quais atua; na gestão de políticas de pessoal em empresas, sindicatos, instituições ou organizações públicas e privadas e nos movimentos sociais.

Nesta linha, o curso de Serviço Social da Faculdade Redentor pretende formar profissionais críticos, criativos e comprometidos, permitindo a estes a compreensão da questão social, elaboração de propostas, bem como o domínio de um conjunto de métodos e técnicas de ação nesses processos sociais.

DADOS GERAIS DO CURSO

A grade curricular do curso de Serviço Social da Faculdade Redentor contempla disciplinas que são vinculadas aos três núcleos propostos pelas diretrizes curriculares. O conjunto das disciplinas são:

Disciplina

Créditos

Formação sócio histórica do Brasil

03

Sociologia

03

Introdução ao Serviço Social

03

Metodologia Científica I

03

Língua Portuguesa

03

Teoria Política

04

Filosofia

03

Informática

03

Antropologia Social

03

Economia Política e Serviço Social

04

Fundamentos Históricos Teórico-metodológicos do Serviço Social I

03

Psicologia Social

04

Direito e Legislação Social

03

Estatística aplicada ao Serviço Social

03

Trabalho e Questão Social

04

Política Social I

05

Estado, classes e movimentos sociais

04

Fundamentos Históricos Teórico-metodológicos do Serviço Social II

03

Direitos Humanos no Brasil

03

Economia do Brasil contemporâneo e Serviço Social

03

A questão social no Brasil

04

Ética Profissional

03

Política Social II

06

A questão étnico Racial no Brasil

03

Fundamentos Históricos Teórico-metodológicos do Serviço Social III

03

Expressões da Questão social no norte e noroeste

03

A questão de gênero no Brasil

03

Religião e Cultura

02

Libras

02

Família e Política Social

03

Pesquisa e Serviço Social

05

Fundamentos Históricos Teórico-metodológicos do Serviço Social IV

03

Administração e Planejamento em Serviço Social

04

Oficina de supervisão de estágio I

03

Estagio supervisionado em Serviço Social I

06

Processo de trabalho e Serviço Social

03

Técnicas de Intervenção Social

04

Técnicas de Projeto

03

O Serviço social na contemporaneidade

03

Tópicos Especiais em Serviço Social I

03

Oficina de supervisão de estágio II

03

Estagio supervisionado em Serviço Social II

06

Gestão e avaliação de Projetos Sociais

04

Trabalho de conclusão de Curso I

05

Metodologia Científica II

03

Tópicos Especiais em Serviço Social II

03

Oficina de supervisão de estágio III

03

Estagio supervisionado em Serviço Social I II

06

Trabalho de conclusão de curso II

07

Oficina de supervisão de estágio IV

03

Estagio supervisionado em Serviço Social I V

06

Optativa

0

 

O currículo prevê ainda, o cumprimento de três disciplinas Optativas e duas em Tópicos especiais em Serviço Social oferecidas pelo Curso de Serviço Social são:

Disciplina

 

Créditos

Adolescência e Juventude em debate

 

03

Tópicos Especiais em Política Social – Sistema de Garantia de Direitos

 

03

Debate contemporâneo sobre a Atenção ao Usuário de álcool e Outras Drogas

 

03

Ética e Cultura

 

03

Idéias de Democracia na Contemporaneidade

 

03

Metodologia do Estudo Social

 

 

03

Introdução a Gestão de Pessoas

 

03

Serviço Social e questões sócio-ambientais

 

03

Envelhecimento e Terceira Idade: trabalhando a interdisciplinaridade

 

 

03

Tópicos Especiais em Serviço Social e Educação, numa perspectiva inclusiva.

Tópicos Especiais em Assistência Social

Tópicos Especiais em Saúde Coletiva

Tópicos Especiais em Previdência Social

 

03

Saúde Mental

 

03

Ao final do curso, prevê também a realização de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), resultante da reflexão sobre o trabalho profissional.

A carga horária total do curso é de 3.210 horas/247créditos. Destes, 36 créditos/480 horas são destinadas ao estágio supervisionado; 11 créditos/160 horas são destinados para criação do TCC; 05 créditos/100 horas são para as atividades complementares e 2.380horas/195 créditos são de disciplinas a serem cursadas, como é mostrado no quadro a seguir:

 

Número de créditos

Número de horas

%

Estágio

36

480

15,4%

Disciplinas

195

2380

76,3%

TCC

11

160

5,1%

Ativ. Complementares

05

100

3,2%

Total

247

3120

10


DURAÇÃO DO CURSO
• DURAÇÃO: mínimo de 04 e máximo de 06 anos
• TURNO DE FUNCIONAMENTO: Noturno
• REGIME DE MATRÍCULA: seriado semestral
• TOTAL DE HORAS: 3.210

 

 

 







Clique Aqui e inscreva-se no vestibular da Faculdade Redentor de Itaperuna.

Última Notícia do Curso



Faculdade Redentor de Itaperuna:

Redentor Logo
Campus: Itaperuna
Endereço: Rodovia BR 356, número 25
CEP: 28300-000
Bairro Cidade Nova
Cidade/Estado:Itaperuna/RJ
Telefone:(22) 3811-0111
Como chegar na Redentor de Itaperuna

menu

Como Chegar:

Como chegar na Redentor de Itaperuna

Vestibular 2014 - 8 de Junho #vempracá

Institucional Redentor




CACI CETER Colégio
Grupo Redentor de Ensino

Campos/RJ Rua Dr. Beda, número 112. Bairro Turf Clube. CEP 28.025-110 (22)2722-1111

Itaperuna/RJ Rodovia BR 356, número 25. Bairro Cidade Nova. CEP 28.300-000 (22)3811-0111

FacRedentor Projeto CASA IGC Redentor FIES