Faculdade Redentor - Formando Amigos e Profissionais
Serviço Social

Graduação em Serviço Social


Autorização: Curso reconhecido pelo MEC - Portaria: 1 de 06/01/2012

Habilitação: Bacharel

Turno: Noturno

Coordenador: Prof.ª Rosa Maria Vieira Ferreira de Abreu - coordseso@redentor.edu.br

Investimento:

Mensalidade: R$ 410,00

Desconto de 50% para reingresso

Desconto de 10% para irmãos, pais, filhos e cônjuges de aluno regularmente matriculado.

Desconto de até 50% para transferência*

 

Desconto de 5% para pagamentos antecipados até o dia 10 do mês de vencimento da mensalidade.

 

*Consultar política de descontos na Central de Atendimentos

 


 
 

O que faz um Assistente Social?

O profissional de Serviço Social realiza um trabalho essencialmente sócio-educativo e está qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas à condução das políticas sociais públicas e privadas, tais como planejamento, organização, execução, avaliação, gestão, pesquisa e assessoria.

O seu trabalho tem como principal objetivo responder às demandas dos usuários dos serviços prestados, garantindo o acesso aos direitos assegurados na Constituição Federal de 1988 e na legislação complementar. Para isso, o assistente social utiliza vários instrumentos de trabalho, como entrevistas, análises sociais, relatórios, levantamento de recursos, encaminhamentos, visitas domiciliares, dinâmicas de grupo, pareceres sociais, contatos institucionais, entre outros.

O assistente social é responsável por fazer uma análise da realidade social e institucional, e intervir para melhorar as condições de vida do usuário. A adequada utilização desses instrumentos requer uma contínua capacitação profissional que busque aprimorar seus conhecimentos e habilidades nas suas diversas áreas de atuação. (Fonte: CRESS-RJ)

O curso de Serviço Social da Faculdade Redentor está concebido tendo como eixo o debate contemporâneo da formação profissional do Assistente Social, que tem seu norte central no debate da revisão curricular do curso de graduação em Serviço Social capitaneado pela ABESS, atual ABEPSS – Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, em conjunto com a ENESSO – Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social e com o CFESS – Conselho Federal de Serviço Social.

Este debate, que envolveu diversas unidades de ensino e consequentemente vários profissionais da área, partiu do reconhecimento do avanço teórico, metodológico e ético até então conquistado. No processo, que foi plural e coletivo, deparou-se com uma polêmica central, que se referia sobre qual eixo teria o currículo. Após debates, concluiu-se que o eixo do currículo deveria ser aquilo que dá concretude histórica à profissão, sendo assim seria a chamada "questão social" o eixo da formação profissional.

A revisão curricular, que foi atropelada pela promulgação da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que acabou com a figura do currículo mínimo, transformando-a em diretrizes curriculares, compreende tais diretrizes em três núcleos, que não são estanques ou autônomos e nem apresentam uma seqüência evolutiva ou hierárquica.

O núcleo Fundamentos teórico-metodológicos da vida social indica a necessidade de compreensão da vida social na sociedade burguesa; o de Fundamentos da particularidade de formação sócio-histórica da sociedade brasileira tem por objetivo a apreensão da produção e reprodução da questão social e as variadas expressões que aqui assume e o de Fundamentos do trabalho profissional compreende todos os elementos constitutivos do Serviço Social como especialização do trabalho.

Além do debate coletivo, consubstanciado nas diretrizes curriculares, o curso de Serviço Social da Faculdade Redentor tem também como referência os processos de revisões curriculares vivenciados em outras unidades de ensino, que são referências nacionais no debate profissional, notadamente o processo vivenciado pela FSS da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1992, o da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (registrado no Caderno ABESS nº08), os debates da revisão curricular da ESS da Universidade Federal do Rio de Janeiro de 1994 e o atual, o da FSS da Universidade Federal de Juiz de Fora, registrado, em parte, no último livro de Iamamoto (1998), e o do Departamento de Serviço Social de Niterói, da UFF (2000).

Assim, o curso de Serviço Social da Faculdade Redentor não é produto de um trabalho isolado. É sim, acredita-se, uma síntese, que obviamente não é neutra, do avanço do debate contemporâneo profissional.

 CONCEPÇÃO E OBJETIVOS DO CURSO

O objetivo do curso de Serviço Social da Faculdade Redentor é formar profissionais capacitados para a produção de conhecimentos sobre a realidade social; a formulação, implantação, gestão e avaliação de políticas sociais – planos programas e projetos desenvolvidos junto a órgãos da administração pública, direta e indireta, empresas, entidades e organizações da sociedade civil, que favoreçam a luta pela cidadania e a democratização da sociedade brasileira.

Para tanto, os alunos serão constantemente estimulados à efetiva participação na vida acadêmica, contarão com a possibilidade de realização de pesquisas por meio do Programa de Iniciação Científica e participarão de diferentes atividades de aproximação à realidade social.

Assim, o aluno estará habilitado a desenvolver pesquisas em nível de pós-graduação em sua área e afins, em consonância com o rigor e os métodos exigidos pelas principais instituições de ensino do país. Por conseguinte, esse profissional estará suficientemente preparado para o exercício da sua atividade.

Além disso, poderá desenvolver atividades ligadas à cultura, assim como ocupar funções em empresas privadas ou públicas que, por força de uma tendência de mercado que se mostra cada vez mais acentuada, requeiram este tipo de profissional.

 MODALIDADES: CURSO DE BACHARELADO

De acordo com os objetivos do curso acima definidos, atuaremos em uma única modalidade, na formação de assistentes sociais (em nível de bacharelado). O Bacharelado propiciará uma formação ampla e aprofundada, de modo que o aluno esteja em condições de desenvolver atividades de pesquisa e consolidar uma carreira acadêmica.

PERFIL DOS PROFISSIONAIS A SEREM FORMADOS

O assistente social desenvolve suas atividades, predominantemente, junto aos segmentos sociais pauperizados, no sentido de garantir o acesso aos direitos sociais. Seu trabalho consiste no desenvolvimento de pesquisas, planejamento, organização e gestão dos serviços sociais; na assessoria aos programas ou projetos de caráter sócio-educativo; na produção de conhecimentos acerca da realidade social nos vários campos nos quais atua; na gestão de políticas de pessoal em empresas, sindicatos, instituições ou organizações públicas e privadas e nos movimentos sociais.

Nesta linha, o curso de Serviço Social da Faculdade Redentor pretende formar profissionais críticos, criativos e comprometidos, permitindo a estes a compreensão da questão social, elaboração de propostas, bem como o domínio de um conjunto de métodos e técnicas de ação nesses processos sociais.

DADOS GERAIS DO CURSO

A grade curricular do curso de Serviço Social da Faculdade Redentor contempla disciplinas que são vinculadas aos três núcleos propostos pelas diretrizes curriculares. O conjunto das disciplinas são:

Disciplina

Créditos

Formação sócio histórica do Brasil

03

Sociologia

03

Introdução ao Serviço Social

03

Metodologia Científica I

03

Língua Portuguesa

03

Teoria Política

04

Filosofia

03

Informática

03

Antropologia Social

03

Economia Política e Serviço Social

04

Fundamentos Históricos Teórico-metodológicos do Serviço Social I

03

Psicologia Social

04

Direito e Legislação Social

03

Estatística aplicada ao Serviço Social

03

Trabalho e Questão Social

04

Política Social I

05

Estado, classes e movimentos sociais

04

Fundamentos Históricos Teórico-metodológicos do Serviço Social II

03

Direitos Humanos no Brasil

03

Economia do Brasil contemporâneo e Serviço Social

03

A questão social no Brasil

04

Ética Profissional

03

Política Social II

06

A questão étnico Racial no Brasil

03

Fundamentos Históricos Teórico-metodológicos do Serviço Social III

03

Expressões da Questão social no norte e noroeste

03

A questão de gênero no Brasil

03

Religião e Cultura

02

Libras

02

Família e Política Social

03

Pesquisa e Serviço Social

05

Fundamentos Históricos Teórico-metodológicos do Serviço Social IV

03

Administração e Planejamento em Serviço Social

04

Oficina de supervisão de estágio I

03

Estagio supervisionado em Serviço Social I

06

Processo de trabalho e Serviço Social

03

Técnicas de Intervenção Social

04

Técnicas de Projeto

03

O Serviço social na contemporaneidade

03

Tópicos Especiais em Serviço Social I

03

Oficina de supervisão de estágio II

03

Estagio supervisionado em Serviço Social II

06

Gestão e avaliação de Projetos Sociais

04

Trabalho de conclusão de Curso I

05

Metodologia Científica II

03

Tópicos Especiais em Serviço Social II

03

Oficina de supervisão de estágio III

03

Estagio supervisionado em Serviço Social I II

06

Trabalho de conclusão de curso II

07

Oficina de supervisão de estágio IV

03

Estagio supervisionado em Serviço Social I V

06

Optativa

0

 

O currículo prevê ainda, o cumprimento de três disciplinas Optativas e duas em Tópicos especiais em Serviço Social oferecidas pelo Curso de Serviço Social são:

Disciplina

 

Créditos

Adolescência e Juventude em debate

 

03

Tópicos Especiais em Política Social – Sistema de Garantia de Direitos

 

03

Debate contemporâneo sobre a Atenção ao Usuário de álcool e Outras Drogas

 

03

Ética e Cultura

 

03

Idéias de Democracia na Contemporaneidade

 

03

Metodologia do Estudo Social

 

 

03

Introdução a Gestão de Pessoas

 

03

Serviço Social e questões sócio-ambientais

 

03

Envelhecimento e Terceira Idade: trabalhando a interdisciplinaridade

 

 

03

Tópicos Especiais em Serviço Social e Educação, numa perspectiva inclusiva.

Tópicos Especiais em Assistência Social

Tópicos Especiais em Saúde Coletiva

Tópicos Especiais em Previdência Social

 

03

Saúde Mental

 

03

Ao final do curso, prevê também a realização de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), resultante da reflexão sobre o trabalho profissional.

A carga horária total do curso é de 3.210 horas/247créditos. Destes, 36 créditos/480 horas são destinadas ao estágio supervisionado; 11 créditos/160 horas são destinados para criação do TCC; 05 créditos/100 horas são para as atividades complementares e 2.380horas/195 créditos são de disciplinas a serem cursadas, como é mostrado no quadro a seguir:

 

Número de créditos

Número de horas

%

Estágio

36

480

15,4%

Disciplinas

195

2380

76,3%

TCC

11

160

5,1%

Ativ. Complementares

05

100

3,2%

Total

247

3120

10


DURAÇÃO DO CURSO
• DURAÇÃO: mínimo de 04 e máximo de 06 anos
• TURNO DE FUNCIONAMENTO: Noturno
• REGIME DE MATRÍCULA: seriado semestral
• TOTAL DE HORAS: 3.210

CORPO DOCENTE CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Perfil acadêmico e profissional do coordenador:

Prof.ª Jussara de Lima Ferreira, graduada em Serviço Social pela UFRJ, especialista em Direitos Humanos e Assistência a Vitimas e Testemunhas pela Escola de Serviço Social da UFRJ. Experiência na área de Família, Infância e Juventude, Sistema Penitenciário e Violação de Direitos Humanos, Exerce também a função de Assistente Social do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.



TITULAÇÃO E FORMAÇÃO ACADÊMICA

Nome

Formação Acadêmica

Titulação

André Villar Gomes

Graduação em Filosofia UGF, mestre em Filosofia UERJ e Doutor em Serviço Social UFRJ

Doutor

Anadia Maria Coelho Alves Salles

Licenciatura Plena em História pela FF de Campos e especialista em História

Especialista

Anderson Fontes da Silva

Bacharel em Serviço Social pela UFF. Mestre em Serviço Social (UERJ)

Mestre

Antonia Simone Coelho Gomes

Graduação em psicologia pela UFRJ Doutora em Educação pela UFMG

Doutor

Beatriz Mateus Pereira

 

Bacharel em Ciências

Sociais. Mestrado em Políticas Sociais (UENF)

Mestre

Carlos José Costa

Bacharel em Direito (UNIG –(ITAPERUNA-RJ) Mestre em Direito pela UNIFLU- Campos- RJ)

Mestre

Lenise Dutra

Licenciatura Plena em Letras – Habilitação em Português/Latim

Mestre

Glauscia Prado Souza

Bacharel em Serviço Social (UFF-RJ). Mestre em Políticas Sociais (UENF). (Campos - RJ)

Mestre

Gutielle Carvalhal Botelho Bustilho Faria

Bacharel em Serviço Social (UFF-RJ) Mestre em Políticas Sociais (UENF-Campos-RJ)

Mestre

Marco Antônio Pedro Vieira

Bacharel em Serviço Social (UFF-RJ). Mestre em Serviço Social (UERJ).

Mestre

Silvio Figueiredo Gomes Júnior

Bacharel em Engenharia Civil pela UFF e Doutor em Engenharia de Produção pela UFF

Doutor

Niander Aguiar Cerqueira

Bacharel e Mestre em Engenharia Civil – UENF

Mestre

Paulo S. Freitas Jr.

Bacharel em Serviço Social UFF e mestre em Políticas Sociais UENF

Mestre

Rosangela Maria Amorim Benevides Guimarães

Bacharel em Serviço Social UFF, especialista em Serviço Social contemporâneo UFF, especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional UFF.

Especialista

Thais Nascimento Cardoso

Bacharel Em Ciências Sociais (Uenf) – Mestre Em Sociologia E Antropologia Pela UFRJ, doutoranda em Sociologia e Antropologia pela UFRJ

Mestre

Thais Tavares Bernardo

Graduação em Serviço Social, Mestre em Serviço Social UERJ, doutoranda em Serviço Social PUC – São Paulo

Mestre









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